10 técnicas para acabar com a Birra



A realidade do mundo onde nossos filhos estão crescendo hoje em dia é bem diferente daquele que nós crescemos. Eu me lembro bem que quando eu era pequena não tínhamos muitas posses, e eu tinha apenas alguns brinquedos que duraram mais de uma década, o que me ensinou a apreciar as coisas materiais que consegui através dos anos depois de muito esforço e trabalho árduo.

Hoje, com lojas aos montes lotadas de brinquedos de todos os tipos e preços, ao ir com uma criança numa loja dessas, a gente sempre acaba comprando alguma coisinha. Aí é que surge a preocupação de estarmos mimando nossos filhos, dando-lhes coisas e mais coisas, e muitas vezes mascarando o que realmente temos de fazer com aquilo tudo.

Algumas dicas para não mimarmos demais nossos filhos:

1. Negocie

Não dê várias coisas sem a criança merecer. É importante fazer a criança entender que ela tem que cumprir as regras para ter o que ela quer.

2. Seja consistente

Nada de deixar passar algumas vezes, pois a criança não aceitará um não quando precisar. Ela precisa entender que não significa não.

3. Não se abale

Alguns pais sentem-se culpados porque não podem dar algo aos filhos, ou sentem-se culpados por poderem dar, mas que precisam esperar a criança merecer primeiro, e acabam perdendo a calma. Estar calmo e não perder o controle emocional é importante.

4. Não se desculpe por aplicar disciplina

Desde que está nas regras, e nas consequências, não se desculpe por algo que eles não têm.

5. Ensine autossuficiência

Desde dicas de sobrevivência como emergência, por exemplo, como cozinhar, como lavar a roupa, fazer a limpeza na casa. Seu papel como pai ou mãe é mostrar à criança o mundo, e elas precisam aprender a serem independentes e a cuidarem de si mesmas.

6. Positividade e boa educação

Todos os momentos com seu filhos são momentos formais ou informais para ensiná-los algo.

7. Dê responsabilidades

Faça um quadro de serviços de casa que eles podem ajudar, a começar pelo próprio quarto.

8. Respeite

Ouça, fale com assertividade, olhe nos olhos e exija o mesmo respeito. Ensine-os a respeitarem todas as pessoas, independente de cor, raça, credo ou condição de vida.

9. Mesada

A melhor forma de ensinar o trabalho e valor das coisas é estabelecer uma rotina de trabalho e recompensação, para que cresçam entendendo o valor das coisas. Comprar brinquedos, ou poupar para comprar algo maior, ajuda-os a saber administrar o dinheiro. É importante porém, não pagar pelo serviço diário e comum que é necessidade do dia a dia, somente pelos trabalhos extras.

10. Reconheça seu trabalho

Reforce e motive a criança a fazer mais para merecer mais, e a ter visão do futuro, aprendendo a economizar e a poupar.

Algo que funciona bem para as crianças não ficarem mimadas e terem consciência de como o mundo funciona é estabelecer um sistema de pontos, por exemplo:

  • Pontos para bom comportamento.

  • Pontos por terem feito todos os serviços de casa do dia.

  • Pontos por tirarem uma nota boa.

  • Pontos por terem ajudado com algo fora da rotina.

Ao final do mês, os pontos poderão ser convertidos em dinheiro (mesada) e eles poderão aprender o que fazer. Ensiná-los como viver é tirar a chance de serem mimados e entenderem o valor do trabalho.


  • Amazon Author
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
© C. A. AYRES 2000-2020 - All Rights Reserved