13 Características dos Casamentos de Sucesso



Mais cedo ou mais tarde, todo relacionamento terá problemas. Alguns conseguem passar por esses momentos, aprender deles e fortalecer a relação. Outros, permanecem estagnados, deixando os danos irreparados.

Uma forma de avaliar seu casamento é medir o potencial que ambos possuem de resolver os problemas que surgem na vida a dois.

Se você e seu cônjuge querem reconstruir uma relação saudável todos os dias, vocês podem colocar essas dicas em prática:

1. Tenha certeza que ambos estão comprometidos com o resgate da relação

Não adianta só um querer e tentar tudo o que sabe se o outro não estiver investindo no mesmo nível.

2. Juntos, identifiquem os problemas

Mesmo que sejam antigos, que tenham nascido perante circunstâncias onde a confiança tenha sido maculada, vocês precisam identificar onde o problema começou. Verifique se vocês não estão fazendo coisas que sabotam seu casamento.

3. Seja a versão mais saudável de você mesmo

Principalmente sua saúde emocional. Busque ter uma vida saudável e resolver os conflitos interiores, as inseguranças, e incentive seu cônjuge a fazer o mesmo.

4. Não tenha pressa de resolver os problemas e lembre-se de que a cura emocional leva tempo

Viva um dia de cada vez, faça metas curtas juntos. Vocês poderão falhar, mas recomecem todos os dias, e comemorem os resultados.

5. Sejam responsáveis consigo mesmos e um com o outro

Somente com o compromisso e responsabilidade das duas partes, vocês poderão evoluir e vencer os problemas.

6. Reconheça o lado positivo e as coisas que funcionam na sua relação

Criticar tudo e fechar os olhos para as coisas boas que existem é desencorajador para o outro. Busque justiça e exemplifique-a.

7. Considere suas próprias necessidades e pese as do outro na mesma balança

Isso inclui saber comunicar e saber ouvir, aplicando empatia e paciência. Se o problema é confiança, por exemplo, você precisa identificar situações que lhe fazem inseguro e juntos fazerem um plano e darem o máximo de si para que não se machuquem.

8. Olhe para trás somente se ajudar a traçar o futuro

Se houver situações do passado mal resolvidas, é necessário que sejam conversadas e entendidas, desde que isso ajude a avançar seu relacionamento positivamente. Melhor fazer isso do que esconder os problemas embaixo do tapete.

9. Aprenda a se expressar sem escalar a situação

Cada um de nós pode aprender a conversar sem aumentar a voz, sem acusações, críticas e brigas. Aprender a comunicar as necessidades sem esperar que o outro adivinhe o que precisamos, saber ouvir sem se vitimizar, chegar num consenso sem usar de ameaças, controle e autoridade faz parte do amadurecimento pessoal que precisamos como pessoa.

10. Assuma que ambos possuem o direito de sentirem o que sentem

Ninguém está errado ou não podemos dizer que o outro sente ou não sente algo. Cada um só sabe dos próprios sentimentos. Qualquer coisa diferente disso é abuso emocional e manipulação.

11. Desista de querer vencer a discussão

Ouça com o intuito de resolver o problema, não apenas ficar se defendendo e ter uma resposta – ou desculpa – para cada problema. Você não precisa derrubar o outro para se sentir superior.

12. Trabalhem para reconstruir a confiança perdida

É possível e reconfortante quando, como casal, vocês conseguem vencer esse problema. Leia o artigo: Pisou na bola? 10 formas de reconquistar a confiança de seu cônjuge.

13. Aplique o perdão e lembre-se do amor

Ninguém é perfeito e todos sabemos disso. Recebemos o perdão na mesma medida que aprendemos a perdoar. Hoje pode ser o outro que precisa sentir que tem uma segunda chance. Amanhã pode ser você.

Casamento é bem diferente dos contos de fadas, mas vocês juntos como casal podem construir o seu e uma vida juntos com cuidado, paciência e amor pode ser melhor que qualquer história jamais contada nos cinemas e livros.


  • Amazon Author
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
© C. A. AYRES 2000-2020 - All Rights Reserved