Resiliência: Seus Sonhos, Sua Vida



Tenho uma amiga muito querida que admiro demais e é um exemplo para mim. Ela já tem mais de 50 anos de idade e é filha de uma imigrante ilegal que trabalhava nos campos de algodão da Califórnia para sobreviver.

Na década de 60, sob o sol escaldante, sua mãe foi estuprada por vários peões no meio da plantação. Sem poder identificar seus agressores que tinham o rosto coberto, e com medo do sistema lhe punir pela ilegalidade, ela sofreu em silêncio e descobriu-se grávida mais tarde. Ao dar a luz à uma menina, hoje minha amiga, ela morreu no parto, e a menina foi colocada em um orfanato, onde passou por várias famílias que judiaram bastante dela, sendo vítima de pedófilos e obrigada a se prostituir enquanto era apenas uma garota.

Quando ela atingiu a idade de 11 anos, ela não sabia ler nem escrever ainda, e, sentindo-se obrigada a usar drogas, num momento de lucidez, viu que, se continuasse tendo aquela vida, seus dias estavam contados, tamanhas as desgraças que haviam acontecido em sua vida.

Encontrar dentro de si o poder para superar

Numa tarde de outono, segundo ela conta, ela fugiu no meio da multidão e encontrou uma freira na fila de um trem. A freira a segurou pela mão, levou-a para um convento onde todas as freiras a abraçaram, cuidaram dela, de suas feridas externas e internas. Ela aprendeu a ler, escrever, cantar, e até a tocar piano. Aos 21 anos conseguiu seu diploma de Ensino Médio, um trabalho como vendedora numa loja de calçados e entrou na faculdade. Aos 26, formada, mudou de estado, de realidade, de ambiente, e decidiu que queria ter uma vida "normal". Encontrou um bom homem em uma atividade de uma igreja onde se converteu mais tarde. Casou-se e hoje, depois de quase 30 anos, seu marido é um dos donos de uma grande companhia conhecida no ramo tecnológico, e ele mesmo possui uma história de superação admirável, onde os pais morreram num acidente de carro quando ele tinha apenas 10 anos de idade. Eles tiveram 5 filhos, a maioria casados ou fazendo faculdade. Alguns anos atrás, como se não bastasse tudo o que já havia passado, ela teve câncer de mama, precisou de mastectomia dupla, mas continua firme, com sua luz por onde vai e o sorriso contagiante.

A primeira vez que ela me contou sua história, eu senti vergonha de reclamar de algumas partes da minha. Ela é uma pessoa de sorriso fácil, coração aberto e ação. Faz de tudo para ajudar os outros e quem tem a sorte de passar alguns minutos em sua companhia, tem seu dia, e muitas vezes sua vida, transformados.

Estar no mundo mas não ser do mundo

O vídeo anexo a este artigo conta a história de um garoto rodeado por desafios. São os pais que não se entendem e um lar que possui um clima inseguro, e ainda sofre bullying na escola. Mas, entre todos os desafios, ele foca no que gosta e acaba desenvolvendo o talento da dança, e assim constrói seu mundo e encontra sua paz e felicidade, até que recebe um bilhete na classe de alguém que quer aprender o que ele sabe.

Resiliência

Resiliência significa termos a capacidade de saber lidar com os problemas, vencer obstáculos sem ceder à pressão. Mesmo diante de situações onde nos sentimos inseguros, ainda podemos tomar decisões corretas. É uma qualidade a ser desenvolvida, necessária para viver com entusiasmo. É saber recuperar-se de uma queda rápidamente e procurar meios para minimizar e resolver os imprevistos rápidamente. É saber agir com coragem, arrependendo-se dos erros, e vencendo os obstáculos com paciência, um de cada vez. É um passo importante na busca de autocontrole e autodomínio. É saber subir acima das nuvens tempestuosas ao encontro da luz.

Acreditar em você mesmo

Perguntei à minha amiga se mesmo sob tanta desgraça ela acreditava em si mesma para dar a volta por cima. Ela me disse que não sabia responder a questão, mas que Deus a ajudou a sentir que algo dentro dela lhe dizia que havia uma vida melhor em algum lugar. Sente-se eternamente grata à um grupo de freiras que lhe ajudaram e ao Evangelho que conheceu mais tarde e lhe ajudou a sentir o amor de um Pai amoroso que nunca desistiu dela.

Ir em busca de seus sonhos

Independente de sua situação no momento, pare e pense nessas questões e faça este exercício mental:

  • Você é feliz?

  • Tem o tipo de vida que gostaria? O casamento que gostaria? É a mãe ou pai que gostaria de ser?

  • Você se sente como se nao tivesse escolha, e é obrigado a fazer o que aparece em seu caminho e ir para onde o vento lhe leva?

  • O que você precisa para realizar seus sonhos?

  • Pense nas situações onde se sentiu mais feliz em sua vida. Elas aconteceram quando:

  • Você estava rodeado por sua família e havia um clima de cordialidade?

  • Você sentiu o amor de um pai, mãe, ou outro familiar, ou mesmo o cônjuge ou um filho?

  • Você sentiu que Deus nunca lhe abandonaria?

Concentre suas energias nestes pensamentos positivos, que lhe trazem boas lembranças, mas não viva somente com essas memórias. Transforme-as em ação. Abrace as pessoas. Diga que as ama. Seja um ombro amigo. Confie e peça ao Senhor que lhe guie.

Se a outra pessoa não lhe devolver o sorriso, continue sorrindo. Se a outra pessoa lhe inveja e difama, continue em seu caminho rumo à vitória passo a passo sem se importar com os cães que ladram. Se mentiras são espalhadas a seu respeito, viva sua vida da melhor forma possível e seja feliz. Você controla suas ações, não os outros. Aqueles que lhe maltratam um dia se arrependerão, nem que seja aos pés de Cristo.

Um dia também, assim como minha amiga e o garotinho do vídeo, você fará a diferença na vida de alguém e construirá o seu mundo, que, mesmo cercado pelo caos existente e tantas coisas terríveis, trar-lhe-á paz, sorrisos, e mais força para continuar. O garoto do vídeo tinha um pedaço de giz e deu o primeiro passo dentro da amarelinha que desenhou para começar. Minha amiga deu o primeiro passo e foi em busca de algo melhor para sua vida, mesmo sem saber o que seria. Dê o primeiro passo com aquilo que você tem no momento. Você pode!

Nosso Pai Eterno, perfeito e amoroso, não comete erros. Você existe porque Ele lhe criou. Ele sabe e acredita em você com todas as Suas forças. Então, o que mais você precisa para acreditar em si mesmo?


  • Amazon Author
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
© C. A. AYRES 2000-2020 - All Rights Reserved