Integridade: A Chave da Inteligência Emocional



Como pais, fazemos um grande esforço em dar bons exemplos aos nossos filhos. Porém, a preocupação maior é quando crescerem, se se lembrarão dos princípios, e conseguirão governar a si mesmos de modo íntegro, sendo fiéis aos ensinamentos aprendidos. E a coisa mais importante que uma criança precisa aprender e ser reafirmada desde cedo em sua vida é a integridade.

Ser um líder com integridade significa ser alguém que é verdadeiro consigo mesmo, com seus valores, e sua palavra. Queremos ser íntegros, assim como queremos que nossos filhos tenham integridade por toda a vida. Isso pode ser um desafio num mundo onde muitas vezes vemos ser celebrado o que não é real, principalmente se compararmos a nossa vida com a vida das celebridades.

Para construir integridade em nossos filhos, as 5 coisas principais são:

1. Ser assertivo

Ensine-os a falar e a defender o que eles acreditam e precisam, respeitando outros, e exigindo o respeito necessário a si de forma sutil e educada. Isso os permite honrar suas escolhas e seus valores.

2. Saber discernir o melhor do bom

Se eles acreditam que algo é o correto, ensine-os a progredirem a partir do sentimento, e a ouvirem sua voz interior, o sentimento de paz no coração sobre um determinado assunto. Se sentirem que não é correto, ensine-os a pararem, recuarem, e replanejarem os próximos passos para determinada ação. Ser verdadeiro consigo mesmo inclui recuar quando preciso e voltar ao rumo correto.

3. Saber se colocar no lugar do outro

Pessoas íntegras sabem usar sua empatia por outros a favor do comprometimento, lealdade, confiança. Pessoas sabem que podem contar com pessoas íntegras. Pessoas íntegras sabem o que é o correto e atraem pessoas que também manifestam as mesmas qualidades.

4. Viver a vida de acordo com os valores e princípios aprendidos

A psicanalista Clarissa Pinkola Estes, disse: “Se você passa a vida tentando agradar os outros, metade das pessoas gostarão de você e metade não. Se você vive sua vida de acordo com a sua própria verdade, metade das pessoas gostarão de você e metade não”. Ou seja, qual metade você quer como amigos, aqueles que gostam de você por causa das coisas que você faz a eles e pela pessoa que você finge ser, ou aqueles que gostam de você pela pessoa que você é?

5. Saber identificar e expressar emoções

Ouvimos tanto em agir com razão e não com emoção. A razão é construída a partir do momento que somos assertivos, empáticos, e autênticos. Se não soubermos identificar e expressar emoções da maneira correta, não conseguiremos o equilíbrio necessário para usarmos nossa razão quando precisarmos.

As emoções são parte de quem somos. Alguns podem tentar escondê-las, outros mentem sobre elas, outros sentem-se confusos. Quando as pessoas aprendem a identificar suas emoções e expressá-las de maneira assertiva e verdadeira, atingem o nível de inteligência emocional necessário para a felicidade duradoura, uma vez que estarão sendo completamente verdadeiros a si mesmos.


  • Amazon Author
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
© C. A. AYRES 2000-2020 - All Rights Reserved