Tell your visitors your story. Add catchy text to describe what you do, and what you have to offer. The right words can inspire and intrigue your audience, so they’re ready to take action on your site. To start telling your story, double click or click Edit Text.

Blog

Dum Spiro Spero.

Dum spiro spero means "While I breathe, I hope" in Latin and is a modern paraphrase of ideas

that survive in two ancient writers, Theocritus and Cicero.

It is a motto of various places, families, organizations, and MINE.

As Inteligências, Filhos Espirituais e o Privilégio de Ser UM com Deus

Updated: Mar 26, 2019



Os santos dos últimos dias veem todas as pessoas como filhas de Deus em um sentido pleno e completo; consideram que cada pessoa é divina em origem, natureza e potencial. Cada uma tem um núcleo eterno e é “um filho (ou filha) gerado (…) por pais celestiais que o amam.” (“A Família: Proclamação ao Mundo”, A Liahona, novembro de 2010, última contracapa.)

Cada uma possui sementes da divindade e deve escolher viver em harmonia ou oposição a essa divindade. Por meio da Expiação de Jesus Cristo, todas as pessoas podem “progredir rumo à perfeição e terminando por alcançar seu destino divino”.(A Família: Proclamação ao Mundo). Assim como uma criança pode desenvolver os atributos de seus pais, ao longo do tempo, a natureza divina que os homens herdam pode ser desenvolvida para torná-los como seu Pai Celestial.

Joseph Smith ensinou que:

“O desejo de nutrir a divindade de Seus filhos é um dos atributos de Deus que mais inspira, motiva e torna humildes os membros da Igreja. A paternidade e a orientação amorosas de Deus podem ajudar cada filho disposto e obediente de Deus a receber de Sua plenitude e glória. Esse conhecimento transforma a maneira como os santos dos últimos dias veem seus semelhantes. O ensinamento de que homens e mulheres têm o potencial de ser exaltados a um estado de divindade, claramente ultrapassa o que é compreendido pela maioria das igrejas cristãs contemporâneas e expressa para os santos dos últimos dias um anseio enraizado na Bíblia de viver como Deus vive, de amar como Ele ama, e preparar-se para tudo o que nosso amoroso Pai Celestial deseja para Seus filhos.

Se os homens não viverem em harmonia com a bondade de Deus, eles não poderão progredir para a glória de Deus. Joseph Smith ensinou que “os poderes do céu não podem ser controlados nem exercidos a não ser de acordo com os princípios da retidão”. Quando os homens abandonam os propósitos e os padrões altruístas de Deus, “os céus se afastam [e] o Espírito do senhor se magoa”. (D&C 121:36-17) O orgulho é incompatível com o progresso; desunião é impossível entre seres exaltados.”

Inteligências, Inteligência e Espírito, Corpo Físico, e Ressurreto

Segundo o Guia para Estudo das Escrituras, a palavra inteligência tem diversos significados, três dos quais são:

(1) É a luz da verdade que dá vida e luz a todas as coisas no universo. Ela sempre existiu. (2) O termo inteligências também pode referir-se aos filhos espirituais de Deus. (3) As escrituras podem também falar de inteligência referindo-se ao elemento espiritual que existia antes de sermos gerados como filhos espirituais.

Algumas escrituras: • A inteligência apega-se à inteligência, D&C 88:40. • A inteligência não foi criada nem feita, D&C 93:29. • Na esfera em que Deus a colocou, toda inteligência é independente, D&C 93:30. • A glória de Deus é inteligência, D&C 93:36–37. • A inteligência adquirida nesta vida surgirá conosco na ressurreição, D&C 130:18–19. • O Senhor reina sobre todas as inteligências, Abr. 3:21. • O Senhor mostrou a Abraão as inteligências que foram organizadas antes de o mundo existir, Abr. 3:22.

Lemos em D&C 93:29, que a "inteligência não foi criada nem feita", ou no sermão de King Follett, Joseph Smith também cita a palavra inteligência no singular, e não está claro nessa passagem se se refere a identidade individual e consciente. Já Abraão se referiu à prole espiritual de Deus como inteligência organizada, aparentemente usando a palavra "inteligências" para significar "espíritos".

As autoridades da igreja indicaram que o nascimento espiritual não era o começo. Spencer W. Kimball disse que nossa questão de espírito era eterna e coexistente com Deus, mas foi organizada em corpos espirituais por nosso Pai Celestial (vide O Milagre do Perdão). Marion G. Romney, da Primeira Presidência, falando sobre a origem divina do povo como filhos de Deus, afirmou: "Através desse processo de nascimento, a inteligência auto-existente foi organizada em seres espirituais individuais." Bruce R. McConkie, um apóstolo, escreveu que Abraão usou o nome de inteligências para descrever os filhos espirituais do Pai Eterno.

Diferentes as colocações, a semelhança consiste em que o elemento de inteligência ou espírito tornou-se inteligência depois que os espíritos nasceram como entidades individuais. Esta definição designa tanto o elemento primitivo do qual a criatura espiritual foi criada como também sua capacidade herdada de crescer na graça, no conhecimento, no poder e na própria inteligência, até que tais inteligências, ganhando a plenitude de todas as coisas, se tornem como seu Pai, Inteligência Suprema.

Coletivo x Individual

Quando lemos sobre a doutrina de Jesus Cristo, incluindo estudos, escrituras e revelações, a questão inteligência x inteligências x criação de nossos espíritos contêm informação de que estes foram criados/organizados tanto individualmente quanto coletivamente. A partir da premissa que o coletivo existiu antes do indivíduo, o propósito de Deus com a criação dos filhos espirituais é de que necessitassem da Expiação. Como citei acima, Abraão 3:22 refere-se tanto à organização coletiva quanto individual de inteligência, bem como alguns versos em D&C 51, 78 e 88. Quando Joseph ensinou sobre isso, ele se referiu aos 3 termos (inteligência, inteligências e espíritos) como coletivo, apenas apontando que a diferença entre eles estava justamente em quais fases de progresso se encontravam.

Os termos são relativos e o espírito do homem mortal considera o espírito pré-mortal como uma inteligência ou como um coletivo de inteligências, e os espíritos das pessoas imortais ressuscitadas consideram a mortalidade como um exercício de inteligência (individual e coletivo), não espírito. O Plano de Deus é um Plano de Ordem. É exatamente como escolher o batismo e se tornar membro da igreja, preparar-se e receber as ordenanças uma a uma, até o julgamento final – linha após linha, preceito após preceito, aprendendo um pouco aqui e ali, progredindo rumo à vida eterna. Ou seja, uma inteligência selvagem é recém-nascida como um filho espiritual de Deus. É quase uma questão de definições somente.

Tornarmo-nos UM com Deus e Seu Filho Jesus Cristo

Quando Seu ministério mortal estava chegando ao fim, sabendo que “era chegada a sua hora” (João 13:1), Jesus reuniu Seus Apóstolos num cenáculo em Jerusalém. Depois da ceia e após ter lavado os pés dos discípulos e ter-lhes ensinado, Jesus proferiu uma sublime oração intercessória em favor daqueles Apóstolos e de todos os que acreditassem Nele. Ele suplicou ao Pai, dizendo:

“E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;

Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade (…)” (João 17:20–23)

Elder D. Todd Christofferson ensinou:

“Podemos contar com Ele para ajudar a restaurar a unidade interior de nossa alma, se tivermos cedido ao pecado e destruído nossa paz. Pouco depois de Sua súplica intercessória para que nos tornássemos “perfeitos em unidade”, Jesus sofreu e deu a vida para expiar o pecado. O poder de Sua Expiação pode apagar os efeitos do pecado em nós. Se nos arrependermos, Sua graça expiatória nos justifica e purifica. (Ver 3 Néfi 27:16–20.) É como se não tivéssemos caído, como se não tivéssemos cedido à tentação.

À medida que nos esforçamos a cada dia e a cada semana para seguir o caminho de Cristo, nosso espírito ganha preeminência, a batalha interna cessa e as tentações deixam de incomodar-nos. Há cada vez mais harmonia entre a parte espiritual e a física, até que nosso corpo físico seja transformado, como disse Paulo, de “instrumentos de iniqüidade” para “instrumentos de justiça para Deus”. (Ver Romanos 6:13.)

Ao tornar-nos um internamente, estaremos preparando-nos para a bênção maior de tornar-nos um com Deus e Cristo.

Jesus alcançou a perfeita unidade com o Pai, submetendo-Se, tanto na carne quanto no espírito, à vontade do Pai. Seu ministério tinha um enfoque bem claro, porque Nele não havia duplicidade de mente para debilitá-Lo ou distraí-Lo. Referindo-Se a Seu Pai, Jesus disse: “Eu faço sempre o que lhe agrada”. (João 8:29)”

Então, o propósito e o chamado de eleição que almejamos, é tornarmo-nos um com Deus. Avançamos ao ser organizados como um com Deus como inteligências para um com Deus como espíritos, e só então para um com Deus como seres ressuscitados. Quanto mais olharmos para trás, mais percebemos que estávamos todos no mesmo barco, afinal, esta vida mortal é o tempo para fazermos escolhas e aprendermos a nos tornar UM com Deus.

A propósito, seremos exaltados somente se conseguirmos nos tornar um com nossos cônjuges, e ambos nos tornarmos um com nosso Senhor. O uso correto do arbítrio é justamente o que determina o quão distantes ou próximos estamos disso. (D&C 93:24).

Resumindo, o espírito de cada um de nós como indivíduo é criado quando, no nível que chegamos, reconhecemo-nos como uma parte distinta de um coletivo de outros indivíduos, o que só pode ocorrer quando essa unidade é organizada. O aspecto co-eterno disso é que nem o indivíduo nem o coletivo podem existir um sem o outro. E nenhum, indivíduo ou coletivo, pode progredir sem se tornar UM (ou uno) com Deus.

A melhor escritura sobre o assunto é a que consta na descrição deste grupo, D&C 88:40: "Pois a inteligência apega-se à inteligência; a sabedoria recebe a sabedoria; a verdade abraça a verdade; a virtude ama a virtude; a luz se apega à luz; a misericórdia se compadece da misericórdia e reclama o que é seu; a justiça segue seu curso e reclama o que é seu; o julgamento vai ante a face daquele que se assenta no trono e governa e executa todas as coisas."

E por isso, além de tantas outras maravilhas, Deus é completamente perfeito, um Pai Celestial amoroso. Os indivíduos e os coletivos nunca se esgotarão porque "tudo o que tem arbítrio" é apenas parte de muitas formas diferentes da mesma coisa eterna que forma a eternidade, o Criador e a Expiação: atributos (como a inteligência e o arbítrio) que nunca começaram e nunca terão fim.

Que bom que escolhemos fazer parte deste Plano de Amor.

#LDS #Doutrina #Inteligências #Espírito #VidaPréMortal #Deus #JesusCristo #Criação

0 views
  • Amazon Author
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
© C. A. AYRES 2000-2019 - All Rights Reserved