Qualidades a desenvolver que ajudam os Filhos a descobrirem seus Talentos



Como podemos ajudar nossos filhos a desenvolverem seus talentos e vocações naturalmente desde bem pequenos, nas brincadeiras e atividades comuns do dia a dia, e que são importantes para que sejam felizes no decorrer de suas vidas?

Imaginem uma criança aprendendo a andar. Ela faz inúmeras tentativas, falha várias vezes, mas não desiste. Essa atitude de "eu posso" a mantém tentando até conseguir. Perseverança e paciência são qualidades naturais em todos nós, mas, à medida que crescemos, esse entusiasmo, a habilidade de focar em algo e o instinto motivador desaparecem. Como pais ou tutores de uma criança nós podemos prevenir nossos filhos de desistirem de seus sonhos, de perderem o interesse naquilo que amam fazer.

Alguns, de Thomas A. Edison a Bill Gates, nunca desistiram daquilo que mais gostavam de fazer até que conseguiram o que queriam. Mesmo que muitos de nós não tenhamos ainda qualidades que queremos ensinar aos nossos filhos, ainda assim podemos trabalhar juntos para que todos aprendam que o sucesso é o resultado da paixão somada à perseverança.

Com esse propósito, listarei abaixo 10 talentos e habilidades que as crianças desenvolvem brincando enquanto crescem e que serão importantes por toda vida.

1. Enfrentando a realidade

Quando uma criança desiste fácil quando algo se torna mais difícil repetidamente, ela tende fazer o mesmo mais tarde não sendo capaz de sobrepujar os obstáculos em sua própria vida. Um dos métodos mais efetivos contra o desespero e a depressão em qualquer idade é a atitude: "Eu posso e consigo". Encoraje seu filho a aprender e brincar com os jogos que gosta. Eles estarão aprendendo a resolver problemas.

2. Inteligência emocional

Tenha certeza que seu filho brinque com jogos e brinquedos que estimulem a imaginação e desafiem suas capacidades, que sejam apropriados ou um pouco acima de sua faixa etária, não abaixo. Assim ele estará aprendendo e desenvolvendo novas habilidades a cada dia. Ele precisa experimentar vitória e derrota, assim aprenderá a tolerar frustrações. Valide seus sentimentos e interesses.

3. Perseverança

Elogie-o quando ganhar e ajude-o a lidar com a dor de ter perdido. Você poderá contar-lhe histórias de pessoas que nunca desanimaram perante as derrotas como Einstein ou, se seu filho é mais novo, conte histórias usando animais como personagens. Use humor e alguma filosofia reconhecendo o que ele já faz de bom. E também o exemplo. Mostre-lhe que você mesmo nunca desiste de nada. Encoraje seu entusiasmo.

4. Atitude positiva

As crianças aprendem de você a como lidar com decepções em sua vida diária, trabalho ou quando estão num congestionamento de trânsito por exemplo. Não são exatamente as coisas que você diz ou faz em situações difíceis, mas o que você sente. Elas são sensíveis o bastante para perceberem se está sentindo-se depressivo ou determinado. Você bufa e reclama, chora e se desespera? Ou você ora, espera, tem bom humor e ajuda os outros independente de eles fazerem o mesmo? Elas aprenderão a reagir aos próprios problemas observando você. Portanto, se você quer que seu filho possua qualidades como determinação, coragem, confidência, perseverança, paciência e o restante da lista, você precisa desenvolver essas qualidades primeiro.

5. Coragem e curiosidade

A curiosidade ajuda a desenvolver qualquer talento. Você precisa incentivar seu filho a conhecer e fazer diversos tipos de atividades e desenvolver muitos interesses.

Talentos talvez não surjam tão cedo enquanto são bem pequenos, mas é importante que ele aprenda a escolher as coisas de que mais gosta e explore diferentes tipos de brincadeiras, jogos e atividades. Leve-o a museus, exposições, feiras, assistir a jogos, ouvir concertos musicais, conhecer os familiares, pesquisar suas origens. Ensine-o serviços domésticos e brinque com ele. Concentre-se nas áreas que ele se identifica mais e gosta e deixe-o explorar e dominar aquilo que quer aprender o melhor que pode. O tempo passado com ele beneficiará gerações.

6. Trabalhar a oportunidade

Se seu filho mostra interesse em música por exemplo, a melhor idade de aprender é de 3 a 10 anos de idade. Um talento pode ser desenvolvido em qualquer idade que a criança mostre desejo e uma mentalidade de querer muito aprender. Com isso, você precisa ensiná-lo que, para desenvolver algo e fazer bem feito, ele precisará praticar e trabalhar duro para conseguir. Com isso ele aprenderá que tudo é possível se fizer a sua parte. Tire fotos, filme o progresso, e ele se animará ao atingir resultados ainda mais.

7. Individualidade

Para desenvolver talentos nas crianças sabemos que precisamos providenciar boas oportunidades aos nossos filhos. Mas atividades demais podem macular sua individualidade e seu jeito de ser, que é único, e deve ser o principal para que ele sinta o prazer em desenvolver qualquer atividade de que goste. Foque no seu bem-estar. Empurrar ou forçá-lo a fazer algo vai ter efeito contrário. Aprecie o poder real da personalidade de seu filho.

8. Caráter

Trabalhando com seu filho para desenvolver seu talento, você está ao mesmo tempo construindo seu caráter enquanto ele adquire as qualidades necessárias para o sucesso. Participar de times nos esportes e grupos envolve educação, paciência, tolerância. O relacionamento com outras crianças é essencial, e ele deve aprender que o mais importante é ser reconhecido por quem ele é e não pelas coisas que pode fazer. Assim ele aprenderá a manter a humildade e continuar trabalhando duro para se tornar alguém melhor, não apenas conseguir algo mais. Encoraje a expressão de sentimentos.

9. Humildade

O desenvolvimento de talentos também desenvolve o lado espiritual, uma vez que seu filho pode aprender a reconhecer que ele pode desenvolver habilidades e que estas são presentes divinos.

10. Felicidade

À medida que nossos filhos desenvolvem seus talentos e ganham bons resultados, reconhecem a ajuda externa que recebem, são gratos pelos dons divinos que possuem e reconhecem seu verdadeiro potencial, estarão ganhando experiência real que valerá por toda uma vida. Felicidade sem gratidão é passageira.

Ajudar uma criança a descobrir os talentos enquanto cresce é dar oportunidades de poderem escolher, liberdade para escolherem e encorajamento para expressarem sua individualidade. Elas farão boas escolhas e terão motivação mais tarde para a vida, e isso começa bem cedo, enquanto aprendem a andar ou brincando inocentemente.


  • Amazon Author
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
© C. A. AYRES 2000-2020 - All Rights Reserved