Direito de Escolha: 3 ferramentas mentais que podem progredir ou atrasar sua vida



Segundo o psicólogo e farmacêutico francês Émile Coué, entendermos como funciona os processos mentais de Sugestão, Autossugestão e Intuição pode ajudar-nos, no dia a dia, na obtenção de sucesso profissional bem como pessoal.

Algumas definições, segundo Coué:

1. Sugestão

Coué define sugestão como a força da imaginação . Exemplo: Suponhamos que houvesse no solo uma tábua de 10 metros de comprimento por 25 centímetros de largura. Está claro que todo mundo seria capaz de cruzá-la de uma ponta a outra, sem pôr o pé fora dela.

Mudemos, porém, as condições da experiência e a coloquemos apoiada sobre duas mesas. Alguns tropeçaríam.

Agora, coloquemos a tábua a entre dois prédios interligando seus terraços. Quem teria a coragem de avançar apenas um metro nessa estreita passagem? Por que ousaríam atravessá-la se estivesse no chão, mas temeríam cair se ela estivesse no alto?

O receio de errar os faria, quase com certeza, fracassar. Do mesmo modo, a certeza do êxito os levaria a vencer sempre os obstáculos que porventura encontrassem.

2. Autossugestão

O princípio prático da autossugestão é a força de vontade . Exemplo:

Repita 20 vezes para si mesmo, todos os dias, na hora em que acordar, o seguinte:

"Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou melhorar cada vez mais".

Se você repetir essa frase em forma de ladainha, conseguirá introduzi-la mecanicamente no inconsciente. Este é um método não só curativo, mas também preventivo, e ajuda a maximizar todo nosso potencial.

3. Intuição

De acordo com nossa evolução pessoal, os dois polos do ser humano são a consciência exterior clara e a consciência interior latente. Elas tendem a fundir-se conforme a vivência de cada um.

Coué explica que quanto mais sensível à vida nos tornamos, mais intuição desenvolvemos.

É isso o que acontece com as mães. O senso do eterno que ela gera – coparticipação e cuidado – forma um vínculo com o objeto (os filhos), que faz com que essa evolução seja mais rápida que em outros seres humanos, por exemplo.

A intuição é o conjunto de conhecimentos próprios adquiridos ao longo do tempo através das múltiplas experiências diárias que temos. Ela aflora à mente espontaneamente, não havendo necessidade de que ninguém nos transmita qualquer coisa, pois tais conhecimentos pertencem ao seu universo peculiar e subjetivo. Ou seja, estão em nosso subconsciente (que não controlamos conscientemente).

Entender como funcionam esses processos mentais é indispensável para o autocontrole e autoconhecimento, tão necessários para obtermos equilíbrio em nossa vida. Ao termos consciência deles, teremos a habilidade de controlar nossas emoções. À medida que usamos estes princípios para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, nossa capacidade de concentrar-nos num determinado desejo aumenta na mesma proporção. Estes estímulos mentais funcionam para o nosso bem a partir do instante que utilizamos nossos cinco sentidos. E o sexto também.

#Psychology #advice #life #books

  • Amazon Author
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
© C. A. AYRES 2000-2020 - All Rights Reserved