Puberdade: A fase das fases

Updated: Mar 26, 2019



A puberdade é a época de transformação da criança ao adolescente, quando o corpo começa a mudar. Muitas vezes, seus braços, pernas, mãos e pés parecem crescer mais rápido que o restante do seu corpo. Para alguns, começa dos 8 aos 11 anos, e para outros pode variar, mas as mudanças são observadas de acordo com a herança genética, podendo se dividir em 3 fases: pré-puberdade, puberdade, e pós-puberdade.

Abaixo algumas mudanças que ocorrem com meninas e meninos, e como lidar com elas.

  • Meninas e puberdade

  • Hormônios. Hormônios reprodutivos como estrogênio e progesterona fazem com que as garotas comecem a ter seu ciclo menstrual mensal, significando que agora é uma mulher e tem a capacidade biológica de ser mãe.

  • Os seios mudam. Crescem, às vezes ficam doloridos quando estão se desenvolvendo. Esse é o primeiro sinal de puberdade nas meninas.

  • Meninos e puberdade

  • Hormônios. Garotos tem hormônios também, a testosterona, que trabalha na produção de sêmen para a reprodução. Podem ocorrer ereções à noite, enquanto está dormindo, o que é normal, significando que agora é um homem e tem a capacidade biológica de ser pai.

  • O pênis cresce. E também os testículos, e ocorrem ereções involuntárias, o que pode causar embaraço. Isso é normal, mas seja discreto e não chame a atenção quando isso acontecer.

  • A voz engrossa. Fica mais profunda, e no começo pode parecer desafinada. Não se preocupe, isso passa logo.

  • Mudanças em meninos e meninas

  1. Pêlos no corpo. Nas meninas, eles aumentam na região púbica, nas axilas, engrossam nas pernas. Nos meninos, além da região púbica, crescem e engrossam nas axilas, braços e pernas.

  2. Tamanho e formas. As meninas desenvolvem quadris e afinam a cintura. A garota desenvolve mais gordura no estômago e nos quadris - isso acontece com toda mulher, não se preocupe, é a natureza em ação para formar o seu corpo feminino e prepará-lo para ser mãe. Os meninos ficam altos, os ombros largos, e o peso pode aumentar também. Manter uma rotina de exercícios e prática de esportes ajuda a se sentir bem com a aparência.

  3. Mudanças emocionais. Pode ser um período de confusão e sentimentos variados e inconstantes, e as meninas notarão que acontecem principalmente perto daquela época do mês quando o período vem, mas tendem a melhorar quando o corpo está desenvolvido. Se depois de um certo tempo, as cólicas se intensificarem ao invés de melhorarem, converse com um médico. Exercícios regulares e alimentação saudável ajudam e muito a diminuir os efeitos dessas cólicas.

  4. Espinhas. A pele se torna mais oleosa e você transpira mais, porque suas glândulas também crescem. Pode aparecer a acne, e alguns possuem mais que outros. Mantenha-se limpo e sempre asseado, use desodorante, e se a acne for intensa, procure um médico para um tratamento personalizado.

  5. Sentimentos e percepção de mundo. Você vai começar a se preocupar mais sobre o que as outras pessoas pensam, se você é aceito, se as pessoas gostam de você. Amores platônicos podem acontecer. Talvez por um tempo você se preocupará mais com a quantidade de amigos, e não a qualidade. As relações começarão a mudar, e você vai querer ser mais independente dos pais. Muitos adolescentes pensam que seus pais não os entendem, mas tenha paciência consigo mesmo(a) e tente ficar ainda mais próximo dos pais nessa época, isso vai ajudar com todas as transições.

  6. Decisões e escolhas. Este também é o período onde você fará decisões que afetarão o restante de sua vida. A escolha da profissão, os sonhos a serem realizados, a faculdade, o trabalho, então o melhor a fazer é focar nos estudos e oportunidades que surgirem de crescimento intelectual e prático.

O mais importante é estar ciente de que todos passam pela puberdade. Todos os adultos já passaram pela puberdade, e as crianças passarão.

É mais fácil para os pais fazerem a conexão com os filhos e mantê-los próximos para que esse período não seja conturbado. Ao explicar as mudanças corporais, tenham certeza de usarem os nomes corretos das partes íntimas, e agir com respeito e dignidade, incluindo os sentimentos necessários à preparação dos filhos para a fase adulta, casamento e filhos.

Esse período de confusão, incerteza e insegurança passa com certeza. É um período de transformações físicas, mentais e espirituais necessárias para a formação do adulto, que traz potencial e oportunidades, que, se bem administradas e resolvidas, poderá ser o melhor tempo da vida de seu filho.

#teen #family #puberty

  • Amazon Author
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
© C. A. AYRES 2000-2020 - All Rights Reserved